Grupo de Estudo com Projeto para Organizações sem Fins Lucrativos

Grupo de Estudo com Projeto  para Organizações sem Fins Lucrativos

Written by Karina Machado

Member ReflectionsMembers

Sempre desenvolvemos projetos no final de um curso rápido, técnico ou graduação onde o principal objetivo é compilar todos os conceitos adquiridos, ideias e aplicar , colocar a māo na massa, seja no desenvolvimento de um app, um site, uma startup ou um artigo, no final de todo esse processo o resultado é: experiência, aprendizado, network, liderança, motivação, inspiração, trabalho em equipe, aprender a lidar com os erros, sendo estas, habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho ou iniciar seu próprio negócio.

Portanto pensei… porque não desenvolver um projeto real no grupo de estudo do WWcode? acredito que quando temos um prazo para entregar um projeto, torna-se mais interessante, motivador, desafiador sendo também uma ótima oportunidade de começar a criar um portfólio de projetos desenvolvidos da comunidade, portanto a ideia dessa açāo não é estudar apenas uma determinada tecnologia e sim aplicar aqueles conceitos em algo real e ajudar quem não pode pagar por um site ou app, soluções que podem ajudar na divulgação de ações e serviços de organizações sem fins lucrativos.

Como faço parte do Lions Clube International, no mês de março, tive o convite para desenvolver uma aplicação web de uma convenção regional do lions, com um público estimado de 300 pessoas do norte e nordeste do Brasil, a convenção foi realizada em maio/2016 no Hotel Mercure – Recife, logo pensei… essa é uma excelente oportunidade para começar essa experiência com os membros WWcode! .

Os requisitos foram levantados no primeiro meetup do mobile study group na faculdade FG-Recife, onde o principal objetivo da aplicação é cadastrar os participantes da convenção e gerar vários tipos de relatórios, como se tratava de um site que iria divulgar um evento, um site responsivo seria a solução ideal, definimos a tecnologia e aceitamos esse desafio.

As tecnologias utilizadas nesse projeto: front-end: twitter bootstrap, HTML, CSS e JavaScript.

Back-End: MySQL , PHP e Windows Azure.

Ferramentas de comunicação e gerenciamento: Slack, Hangout ,Skype e Trello.

Tivemos vários desafios e acho interessante citar: falta de conhecimento de todas as tecnologia por parte de todos os membros do time, encontros, gerenciamento do projeto, atividades, prazo, implantação dos dados, enfim daria para fazer vários post com todas as lições aprendidas mas no final tudo deu certo! entregamos o projeto com todas as funcionalidades e ajudamos a automatizar o processo de inscrição e a geração de 11 relatórios para a convenção do Lions.

Nāo posso deixar de mencionar algo desafiador no processo de implantação dos dados, as inscrições dos participantes do evento foram realizadas em formulário de papel, antes do levantamento de requisitos, portanto o desafio foi implantar 300 cadastros no sistema Inacreditável!, sinceramente quero agradecer muito a colaboração da Luciana Carla, Isabele Isis e Veridiana Melo pela ajuda, sozinha não iria conseguir fazer esse trabalho.

Quero agradecer e reconhecer o trabalho de cada menina.
Willany Silva: Developer Back-End – desenvolvimento toda a estrutura do banco MySQL e PHP.
Veridiana de Melo: Developer Back-End/Front-End
Isabele Isis: Tester e implantação de dados.
Luciana Carla: Tester e implantação de dados.
Simone Amorim: Developer Back-End/Front-End.
Karina Machado: Developer Front-End/Back-end

Depoimento dos membros do time:

Luciana Carla Castro – WWcode Member

Tenho maior orgulho de dizer que fiz e faço parte dessa iniciativa. Não só o aprendizado tem me motivado, mas o fato de ter feito amigas, parceiras profissionais. Se você tem muito, médio ou pouco conhecimento em tecnologia e quer fazer parte, entra na fanpage do Women Who Code Recife entra em contato, novos projetos estão surgindo e nossa meta é o empoderamento feminino!!!

Simone Amorim – WWcode Member

Gratidão é o que fica de toda experiência que vivenciamos durante toda expectativa do projeto, onde todas, com seus esforços conseguiram se dedicar além do esperado, mesmo já tendo tantas tarefas (trabalho, faculdade, família…) conseguimos superar nossos objetivos e agregar um pouco de conhecimento umas às outras, no final só saímos ganhando. O aprendizado e o trabalho em equipe com certeza foi o maior ganho que recebemos, além de fortalecer mais o grupo, serviu pra sentir que podemos fazer cada vez melhor… E que venham os próximos, porque esse foi só o começo!!!

Veridiana Melo – WWcode Member

Primeiramente quero agradecer a oportunidade de ter participado do desenvolvimento do Projeto Lions. Oficialmente esse é meu primeiro projeto profissional e nele pude ter a oportunidade de trabalhar em equipe, de analisar onde falhamos e o que poderia ou pode vir a melhorar.

Aprendi a ter mais cuidado no desenvolvimento, a pensar em segurança, a trabalhar em equipe via Git, enfim nas melhorias e etapas de projeto em si.
Acredito que o Projeto Lions foi marco de abertura para outros futuros projetos e aí se inicia um futuro de uma carreira para todas nós. Muito feliz e grata a toda a equipe envolvida, a Women Who Code, ao Lions por ter acreditado em nós.

Realmente foi um prazer imenso. Karina você realmente é uma líder e isso só aconteceu porque você envolveu pessoas que estavam dispostas a concretizar essa ideia.

Isabela Isis – WWcode Member

Experiência boa para nossa vida profissional e algo muito maior foi conhecer mulheres fantásticas que agora são minhas amigas e que venham os próximos projetos.

Willany Silva – WWcode Member

Foi muito bom participar desse projeto.

Karina Machado – Co-Founder WWcode Recife

Pra mim essa nova experiência no WWcode foi incrível, o trabalho em equipe agregou muito valor, sempre trabalhei com projetos freela sozinha e achei que o maior desafio foi desenvolver um projeto com prazo e ainda compartilhar o conhecimento com os outros membros do time, porque o objetivo de tudo isso no final é que todos aprendem enquanto desenvolve um projeto, nem tudo correu como o planejado, mas….o mais legal foi a sinergia boa desse time, o compromisso, a colaboração de todos, mesmo com todas as dificuldades e o melhor foi amizade que fizemos. / /

Como um dos membros da comissão da direção de informática da convenção, no último dia do evento fomos reconhecidas pelo trabalho realizado com uma placa com logomarca da convenção.


Placa de reconhencimento pelo trabalho desenvolvido.

Cada membro do WWcode Recife, foi reconhecida com um certificado do WWCode, assinado pelo CEO do WWcode Alaina Percival.

Como pós projeto vamos realizar vários meetups do nosso grupo de estudo com passo a passo de todo o projeto do zero com as tecnologias utilizadas no projeto, front-end e back-end, em breve divulgando horário e local do nosso encontros em Recife.

Enfim com as lições aprendidas estamos prontas para os próximos desafios e projetos, quero agradecer a todas do time por terem aceitado esse desafio, essa ideia pioneira no WWcode e quero dizer que muitas oportunidades irão surgir para todas da comunidade através dessa nova experiência.

Quero agradecer o apoio da empresas:
Mangue Tecnologia – apoio com infraestrutura.
Faculdade dos Guararapes – pelo apoio do local dos encontro

Microsoft Brasil – pelo apoio com o projeto Dreamspark/Windows Azure, porque foi com a conta de estudante que criamos e hospedamos o projeto.

Para conhecer o nosso projeto acesse o site.
http://convencaolionsdmla.azurewebsites.net

Compartilho uma frase do filosófo de negócios Jim Rohn como reflexão nos momentos de novos desafios e oportunidades.

Para as coisas mudarem, você tem que mudar.
Para as coisas melhorarem , você tem que melhorar.

Grande abraço,
Karina Machado
co-founder WWcode Recife – Brazil
recife@womenwhocode.com

Donate to Women Who Code